3338649

Por: Deise Navarro

A Orientação Profissional é um trabalho especializado que tem por objetivo ajudar pessoas que estejam vivendo qualquer tipo de conflito relacionado à área profissional. Neste sentido, a Orientação Profissional pode ajudar jovens que queiram realizar uma escolha profissional mais autentica ou adultos que queiram fazer um planejamento de carreira.

As intervenções em Orientação Profissional envolvem tanto a utilização de testes e outras estratégias técnicas, além de entrevistas nas quais o indivíduo recebe o apoio do orientador num processo de investigação sobre seus desejos, seus autoconceitos e noções de auto eficácia.

Todo o processo poderá ser realizado num número pré-determinado de sessões, que costuma gerar em torno de 10 encontros, ou durante um período maior que poderá chegar há 1 ano.

Os diferentes modelos de atendimento serão determinados pelo estilo de trabalho do orientador, influenciado especialmente pela orientação teórica por ele adotada, que poderá ser Psicanalítica, Cognitivo-comportamental, Junguiana, Lacaniana, Gestaltista, entre outras.

O termo Orientação Profissional costuma ser bastante utilizado entre os psicólogos, mas não é exclusivo deles. Pode-se encontrar ótimos orientadores vindos de outras formações. Já o Coaching é um modelo mais específico de trabalho, em geral realizados por administradores, engenheiros, psicólogos ou indivíduos com grande experiência profissional, embora, nos dias de hoje, possamos encontrar trabalhos de Coaching voltados às áreas pessoal e familiar.
O valor do processo de Orientação Profissional está em favorecer a revisão de ideias, não necessariamente verdadeiras e muitas vezes inconscientes, que interferem na tomada de decisão e no planejamento de um projeto de vida.

Importante lembrar que o trabalho de Orientação Profissional inclui o acesso a informações objetivas sobre as profissões, faculdades e escolas técnicas, bem como a respeito da prática cotidiana das ocupações profissionais e do mercado de trabalho.

A dúvida não é uma inimiga, ela nos motiva a mudar e a decidir. Se você hoje vive situações como: dificuldade de escolher uma profissão, dúvidas sobre o que quer para seu futuro, se está desiludido com a escolha que fez, se não faz ideia do que quer, se já desistiu de sua escolha e está a procura de trabalho ou algo novo, mas não sabe por onde começar, entre outras situações estressantes relacionadas à área profissional, o trabalho de um Orientador Profissional será de grande auxilio!

Deise Navarro é Psicóloga e Orientadora Profissional pela USP
2018-04-17T14:31:24+00:00