Porque a autoconsciência é a arma secreta para alterar hábitos?

///Porque a autoconsciência é a arma secreta para alterar hábitos?

IMG_5064

Por Paul Jun

Mais do que provavelmente gostaríamos de admitir, passamos a maior parte de nossos dias em um estado de auto ilusão, envolvidos em monólogos internos que visam explicar nossas ações, boas e más. Quando cometemos erros, travamos uma luta instintiva na tentativa de provar que há justificativas para o que fizemos, mesmo em situações em que tudo aconteceu como aconteceu…obviamente por nossa culpa.

Com o tempo, isso torna-se uma rotina e deixamos de refletir sobre nossas escolhas e atitudes. É quando corremos o risco de ficar sozinhos, sem alguém que caminhe junto e nos ajude a reconhecer tanto nossos erros quanto a repercussão deles.

Perceber a si mesmo e o quanto se está envolvido em um padrão de reações é talvez o maior desafio do ser humano. Essa conscientização só poderá se dar mediante uma incansável disciplina reflexiva.

A tendência de agir e em seguida buscar uma explicação para o que fizemos faz parte da natureza humana e fica muito difícil, devido às repetições, parar e admitir nossos mais profundos pensamentos e sentimentos a respeito dos outros e das situações.

Anthony K. Tjan, disse:

 “… A autoconsciência é a qualidade que supera todas as outras. Ela pode ser apreciada em grandes empresários e líderes. Para melhorar sua eficácia, um bom líder deve tornar-se cada vez mais consciente daquilo que o motiva a tomar decisões. “

 É preciso parar, refletir e buscar clareza em meio a luta com instintos que tentam nos proteger o tempo todo e acabam nos levando a gastar energia em ações infrutíferas. Isso significa cultivar a autoconsciência para poder perceber qual a melhor decisão a ser tomada.

O Autoconhecimento diz respeito ao conhecimento consciente de si mesmo. Ele funciona como um trampolim para se reinventar e aprender a tomar decisões mais sábias. Os passos que nos levam a um estado no qual é possível ver em diferentes perspectivas e aprender com os erros são dados em momentos de reflexão. Essa prática leva-nos a entrar em contato nossos próprios pensamentos e sentimentos, trazendo sintonia e conscientização.

Da mesma forma que os músculos crescem por meio do esforço repetido e frequente, o autoconhecimento é a busca incessante de percepção de si mesmo e do mundo. O Auto-aperfeiçoamento é uma prática que provoca mudanças, adaptações e desenvolvimento.

 Perguntas-me qual foi o meu progresso? Comecei a ser amigo de mim mesmo.

Sêneca

 Paul Jun é escritor e autor de textos e livros sobre os temas filosofia, psicologia, cultura e autoconsciência.

Tradução e Adaptação Rede OP.

2018-02-13T17:21:10+00:00 By |Categories: Auto conhecimento|
%d blogueiros gostam disto: