image1

Por: Deise Navarro

A escolha profissional é um processo dinâmico e intenso, devido as muitas opções de curso superior e as inúmeras possibilidade de atuação em diferentes áreas de interesse.

O MBTI é um instrumento utilizado mundialmente para ajudar as pessoas a se conhecerem melhor.
Com a intensão de reconhecer as formas preferidas de buscar motivação, processar informações e tomar decisões de acordo com um estilo de vida que pode ser mais ou menos regrado, o MBTI permite a identificação de qual, entre 16 tipos psicológicos*, define o perfil de uma pessoa.
Conhecer as características e o funcionamento psicodinâmico de seu tipo, permite não apenas o aprofundamento do autoconhecimento, mas o reconhecimento de recursos intelectuais e emocionais, bem como força e a fragilidade de cada um deles.
O que possibilita a criação de um plano de desenvolvimento e também a flexibilização da escolha profissional que deixa de estar pautada apenas nos recursos mais robustos e passa a abrir espaço de aproximação e exploração de outros, mais frágeis, mas cuja expressão pode proporcionar a realização profissional esperada.
Tenho atendido muitos jovens que estão na fase de realizar sua primeira escolha profissional e se sentem bastante indecisos e confusos sobre o que devem escolher. Muitos se sentem pressionados pelo ambiente – mesmo que muitas vezes essas sejam pressões imaginárias, e outros encontram-se tomados por uma angústia tamanha que sequer conseguem identificar seus próprios desejos. Seja como for, todos eles têm certamente se beneficiado do uso do MBTI, na medida em que a descoberta de seu funcionamento psicológico interrompe a sensação de “paralização” que costuma causar sofrimento nessa fase tão importante de suas vidas.
Essa conscientização de si mesmo permite que passem a caminhar rumo a um futuro cheio de perspectivas e planos, esquecendo-se das fantasias ameaçadoras trazidas por incertezas.
Alguns depoimentos….

L.B – MBTI: ISTJ… Exatamente! Pra mim as coisas ou são ou não são! Não tenho isso de ficar imaginado, sonhando… Mas no namoro isso atrapalha, viu?! Vou ligar pra ela saindo daqui (rs).

 

N.D. – MBTI: ESTP…Nossa! Sou desse jeito…prática, realista…tenho facilidade para resolver problemas, por isso sempre achei que deveria ir pra exatas, mas tem uma parte de mim que quer um estilo de vida mais solto…quero usar minha criatividade pra outras coisas.

 

S.A. – MBTI: ENTJ…É isso mesmo! Assim que eu sou! Determinado, estratégico, visionário! …Líder por natureza (risos). Agora tô de olho no “F” inferior!”.

 

 

Deise Navarro, Psicóloga. Orientadora Profissional e de Carreira pela USP e com certificação em MBTI.
*Teoria dos Tipos Psicológicos de Carl Gustav Jung

 

2018-02-13T18:04:45+00:00