MBTI Como Ferramenta para Desenvolver e Valorizar Pessoas

//, MBTI/MBTI Como Ferramenta para Desenvolver e Valorizar Pessoas

MBTI talentos

Por: Deise Navarro

Hoje, as organizações entendem que as pessoas representam seu principal ativo e, por isso, têm aumentado significativamente o esforço para a manutenção de seus talentos.

A capacidade de evolução e desenvolvimento de uma organização depende do conhecimento produzido por seus recursos humanos.

Tais conclusões, os levaram a perceber que os treinamentos técnicos não podem (sozinhos) dar conta da complexidade do ambiente e das demandas organizacionais atuais e assim passaram a investir cada vez mais em treinamentos especializados para seus colaboradores. Os resultados positivos desses investimentos têm se expressado não apenas no desenvolvimento adquirido por equipes, mas também no aumento do nível de satisfação das pessoas, que se sentem mais valorizadas.

Em meio a busca por treinamentos que promovam a valorização e o desenvolvimento de seus colaboradores, gestores em todo mundo têm optado pelo MBTI.

 O que é o MBTI?

 É um questionário de autoavaliação desenvolvido por Isabel Myers e Katherine Briggs com o propósito de tornar a teoria dos Tipos Psicológicos de Jung mais compreensível e útil para o dia a dia de todos. Ele tem como objetivo identificar preferências e características individuais e dessa forma compreender o funcionamento psicológico das pessoas. É um dos instrumentos mais usados em organizações para trabalhos com líderes, talentos e equipes, pois traz resultados excelentes em termos de desenvolvimento Pessoal/Profissional.
O MBTI tem sido considerado uma ferramenta completa, pois proporciona um desenvolvimento que ultrapassa os muros da empresa e se expressa de forma efetiva em diferentes esferas da vida das pessoas avaliadas.
O MBTI proporciona um autoconhecimento profundo, além de dar elementos para a criação de um plano de Autodesenvolvimento.

 Principais benefícios do MBTI:

 * Fornece elementos para a criação de um plano de autodesenvolvimento;
* Ensina a lidar a diversidade;
* Melhora a motivação e compromisso das pessoas;
* Ajuda na identificação de focos de conflitos;
* Melhora a Comunicação interpessoal;
* Minimiza conflitos nos relacionamentos interpessoais.

 No livreto Introdução à Teoria dos Tipos Psicológicos, Revisado por Linda K. Kirby e Katherine D. Myers sexta edição, Isabel Biggs Myers explica a utilização do Instrumento MBTI nos dias de hoje:

Após mais de 60 anos de pesquisa e desenvolvimento, o atual Instrumento MBTI é o mais usado para entender as diferenças de personalidade. Por explicar padrões básicos do funcionamento humano, o Instrumento MBTI é utilizado por uma ampla gama de propósitos:

 * Autoconhecimento e Autodesenvolvimento;
* Exploração e desenvolvimento de carreiras;
* Desenvolvimento organizacional;
* Formação de equipes;
* Treinamento gerencial e de líderes;
* Solução de problemas;
* Aconselhamento sobre relacionamentos;
* Desenvolvimento educacional e curricular;
* Aconselhamento acadêmico;
* Treinamento sobre diversidade e/ou multiculturais.

 Deise Navarro é Psicóloga. Orientadora Profissional e de Carreira pela USP e Certificada em MBTI.

Fonte: Fellipelli

2018-02-13T17:19:34+00:00 By |Categories: Auto conhecimento, MBTI|
%d blogueiros gostam disto: