Orientação Profissional: aprendendo a escolher melhor

///Orientação Profissional: aprendendo a escolher melhor

OP Escolha

Por: Adriana Sales

Orientação Profissional: aprendendo a escolher melhor

Você já notou que faz escolhas o tempo todo? Escolher faz parte do nosso dia-a-dia! Até nos momentos em que deixamos outra pessoa escolher no nosso lugar, estamos escolhendo.
Da mesma forma, ao optar por algo, abrimos mão de diversas outras possibilidades o que, algumas vezes, nos deixa bastante angustiados.
Os jovens de hoje têm se deparado cada vez mais cedo com a necessidade de escolher por uma carreira profissional e embora a angústia seja um sentimento inerente a esse momento, é importante poder lidar com as dificuldades típicas desse processo para realizar escolhas conscientes.
A Orientação Profissional nos permite planejar e fazer escolhas condizentes com quem somos e com o que imaginamos que nos trará satisfação, nos fazendo chegar onde queremos.

Dúvidas
Atualmente, o mercado de trabalho oferece inúmeras possibilidades. Proporcionalmente às possibilidades se apresentam as dúvidas e toda a angústia que surge com elas.
Uma tempestade de perguntas sobrevêm sobre as pessoas que vivem o momento de escolha profissional, tais como: “Por onde começar? Qual é o melhor curso? Escolho algo que me dê dinheiro ou realização pessoal? Eu tenho habilidades para fazer o curso que escolhi? Se gosto de matemática serie um engenheiro bem-sucedido? O que eu faço se meus pais querem que eu seja médico e eu quero ser artista? Vocação existe? O teste vocacional vai me dizer o que eu devo fazer? Será que terei sucesso na minha profissão?” Entre outras dúvidas comuns aos jovens que estão terminando o Ensino Médio.
Através do autoconhecimento e do conhecimento das diversas profissões, o processo de Orientação Profissional vai ajudar você a construir um projeto de vida, na medida em que te ensinará não apenas a
escolher uma profissão que traga satisfação, mas também a realizar outras escolhas de forma mais consciente.

Adriana Sales é Psicóloga e Positive Psychology Coach
2018-04-17T12:47:57+00:00 By |Categories: Escolha Profissional|
%d blogueiros gostam disto: